sexta-feira, 27 de março de 2009

Arquivo pessoal


Quem nunca desconfiou da sua própria capacidade de memorização, armazenamento e compreensão da informação? Quantas vezes não me coloquei à prova, justamente, por pensar que o cérebro tem limite e o mesmo já foi alcançado?

O cérebro humano é ilimitado. E essa afirmação é o suficiente para responder inúmeras questões.

Segundo o neurologista Ivan Izquierdo , da UFRGS, para o site da revista "Mundo Estranho", quando perguntado sobre a quantificação da informação: "É impossível comparar o cérebro do homem a uma máquina, porque a quantidade de informações que guardamos não pode ser quantificada. Quem falar em números estará mentindo".

Certamente, essa afirmação é válida. Imaginem o número de informação que é criada a cada segundo. Quanta informação você recebe todo dia? Um simples olhar na paisagem, uma palavra escutada na rua, um pensamento refletido, a conversa do bar, o dia-a-dia, o bom dia e tantas outras situações...

Ufa! Dá até um certo alívio saber que da mesma forma que essa informação vem, na maioria das vezes por escolha nossa ou, naturalmente, num escoamento, ela se vai. Errado!
Nem pra todo ser humano é assim.
A americana Jill Price lembra, desde os 14 anos, cada minuto da sua vida: ações, emoções, atitudes, tratamentos e etc... Ela conta todas essas suas experiências (ao meu ver: um tanto quanto angustiante) em livro: "The Woman Who Can’t Forget".
Curiosidades a parte, quanta informação!
Au revoir


p.s: O quadrinho é do fantástico e único Laerte!

3 comentários:

  1. Muito bem, caro!
    Perfeita também a escolha do quadro!

    ResponderExcluir
  2. O Cérebro humano é realmente sensacional.E concordo que em termos númericos jamais poderá ser comparado a um computador...
    Mas em uma coisa o "computador"nos imitou:Nosso sistema de memória de curto e longo prazo...
    Será que um dia poderemos evoluir a uma maior capacidade, de uso cerebral?...Como o "cérebro sabe" que certas informações podem ser descartadas?
    Dejà vu ...é realmente o que falam, ou é uma informação ou "visão"que o cérebro processou 2 vezes?
    Tudo isso é muito interessante!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião