quinta-feira, 28 de maio de 2009

Desilusões comunitárias

Ja faz mais de um mês que não posto no blog. Sinceramente, sinto certa falta.
Por esta razão, hoje, resolvi escrever o porquê de tal sumiço e porque essa ausência será constante.
Primeiramente, eu tentei divulgar o blog da melhor maneira possível: Twitter, e-mail, boca-a-boca, MSN e vários outros meios. Incessantemente divulguei, sem muitos resultados.
No começo, não me importei pela falta de comentários e manifestações, até achava normal, ja que era um blog recente e carecia de credibilidade (não por minha parte, mas de quem não o conhecia). Aos poucos fui ficando desolado com o fato de não haver interação entre escritor e leitor, comecei a me chatear. Honestamente, não quero milhões de comentários, mas ao menos gostaria de criar um debate saudável. Nossa area carece tanto disso e vejo que, desta forma, irá carecer por muito tempo.
Não sou só eu que deixo claro esta insatisfação. Outros amigos, com blogs com a temática de biblioteconomia e ciencia da informação, também sentiram-se desgostosos e, aos poucos, pararam de postar.
Fica aqui meu desabafo. Torço pela integração dos profissionais da área, e a criação de debates para repensarmos o rumo da profissão e o que ela precisa para deixar de ser "desnecessária" na visão dos usuários.

9 comentários:

  1. Compreendo sua insatisfação.
    Infelizmente a maioria do povo da biblioteconomia é estéril.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Eu torço para que continue a postar e ai consiga cada vez sentir que há um retorno maior. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Sem desânimo, ficar muito tempo sem postar aumenta a falta de interesse dos outros também!
    Continue postando e divulgando.

    Abraços


    Zé Mota

    Ô Leonardo!

    ResponderExcluir
  4. Hey colega... popularidade não é facil não. Tem que trabalhar na publicidade do seu blog. Despertar o interesse dos outros.

    Entrei como seguidor do seu blog.
    Faça o mesmo com o meu.

    abrasss

    ResponderExcluir
  5. Então, não sei se é pela ascensão do Twitter, que pode ter espantado as pessoas dos blogs, ou pelo motivo exposto pelo Renan, mas têm que batalhar. O meu também tá meio estagnado, porém eu to trabalhando, to produzindo. Sempre alguém lê, pelo menos, mesmo que não tenha nenhum comentário. Por falar nisso dê uma passada por lá! abraço

    ResponderExcluir
  6. A falta de comentários é algo que acontece com frequencia nos blogs de biblioteconomia, mas tb é geral, principalmente depois do Twitter e etc. Tenho a impressão de que as pessoas comentavam mais nos blogs nos idos de 2001-2003 do que agora... A conversa também saiu do blog e foi para outros meios (como o já citado Twitter). E tem aquelas pessoas que leem, refletem e aprendem com a postagem de um blog, mas são "tímidas" demais para comentar...

    Todos fazemos um blog buscando torná-lo num espaço de discussão, mas infelizmente nem sempre é isso que acontece (ou demora tempo demais). Porém não podemos desanimar, nunca.

    Seu blog está no meu RSS, então espero ter motivos para voltar mais vezes aqui :)

    ResponderExcluir
  7. Desse jeito, fico desanimado para fazer o curso Lipe.

    Abs

    Valmir

    ResponderExcluir
  8. Fica assim não, estou junto contigo.

    Abs

    Valmir

    ResponderExcluir
  9. Amigo,
    Não é fácil a vida de bibliotecário. Infelizmente a rotina, que para uns é dura, pois outros vão leve e soltos, faz com que os profissionais não debatam seu trabalho a contento.
    Sempre me pego, meses sem ler nada da área ou participando de eventos da área dada a correria, mas é sempre bom retornar ao contato com os colegas.
    Que via net consigamos fazer isto!
    Abraços,
    William

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião