quinta-feira, 26 de março de 2009

"A biblioteconomia quando ousa"

Falar de uma profissão milenar, que leva a responsabilidade dos antigos mecenas, e que é pouco reconhecida por sua importância no contexto cultural e educacional da população, não é simples. Eu ouso escrever sobre, pois, graças a minha escolha e as minhas vontades, escolhi essa nobre profissão para exercer.
O distanciamento existente entre usuário e biblioteca é o mesmo existente, geralmente, entre bibliotecário e biblioteca. É notável e triste perceber o número de profissionais que não honram a profissão e que ,nem ao menos , tentam ser profissionais. A difícil e "penosa" relação trabalho-ambiente de trabalho faz com que , na maioria das vezes, o usuário tenha uma primeira e perigosa impressão do profissional de biblioteconomia, taxando-o de desnecessário, arrogante, indiferente e outras qualidades negativas que não faz jus a nobreza da profissão.
Aquém da categoria do mau-profissional está a do bibliotecário apático que, por não arriscar e propor novas formas de aproximação, deixa tudo como está.

Ousar não é agredir. Saber explorar campos não explorados e usá-los de uma forma que beneficie tanto a nós quanto o usuário é uma missão. A biblioteconomia não está ultrapassada, mas está cansada, precisando de um novo fôlego. Quem disse que tradição é estagnação? Isto não consta nos dicionários. Permita-se sentir maior, não nos limite-mos às migalhas e ao comodismo. A humanidade ainda precisa, e por muito tempo precisará, de homens, bibliotecas, bibliotecários e livros.

5 comentários:

  1. Deixando de lado o fato de você ter postado isso durante o trabalho, muito bom o texto!
    Espero que não acabe igual o seu outro blog.

    Foi pro favoritos.(mentira)

    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Voce se esqueceu que muita gente que está atendendo em bibliotecas não são técnicos da área, nem bibliotecários. Na maioria são estudantes trabalhando em troca de bolsa.

    ResponderExcluir
  3. Sim, e isso, na minha opinião, é uma falha que vem de cima. Pois precisamos de biblioteca, de atendimento, mas , antes de tudo, de profissionais!!

    ResponderExcluir
  4. Realmente há muitas pessoas que não conhecem a profissão. Eu apenas a conheci quando trabalhei na "Cultura". Vi o quanto um biblioteconomista é de fundamental importância para o armazenamento da informação. Não é apenas "arrumar os livros nas prateleiras". É muito mais que isso.

    www.ofgam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. OLÁ MUITO BOM
    GOSTARIA DE CONVIDAR VOCÊ PARA COMPARTILHAR INFORMAÇÕES DENTRO DO MEU BLOG

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião