quarta-feira, 15 de abril de 2009

Ônibus Biblioteca


Há um tempo atrás, foi criado um tópico neste blog sobre a importância da iniciativa do profissional da informação em ousar e agregar novos valores a biblioteca.
Segunda-feira, no jornal Folha de S.Paulo, na seção Cotidiano, saiu uma matéria sobre o "Ônibus- Biblioteca", iniciativa da biblioteca Monteiro Lobato, ressaltando o número de leitores e interessados que ele "arremata" por onde passa, muitas vezes maior do que nas bibliotecas convencionais, como citado na matéria:
"Em fevereiro, veículos da prefeitura adaptados reuniram média superior à de 23 bibliotecas tradicionais de São Paulo "

Essa iniciativa é vitoriosa e mostra que o interesse na leitura existe, independente da classe social, credo e outras classificações...
As barreiras existentes: distância, exclusão social, falta de infra-estrutura são supridos quando há interesse e disponibilidade por parte do profissional, sem esquecer, claro, do suporte da prefeitura, que , muitas vezes, deixa a desejar.
Quando conheci este projeto, por intermédio de uma visita feita pela faculdade, foi possível sentir o tamanho da importância desta ação e ,também, ver o quão precário estava a situação do ônibus. Confesso que não acompanhei de perto após aquela visita, mas fico feliz em saber que esse automóvel do saber ainda rompe barreiras!

Para quem quiser ler a reportagem, segue o link abaixo.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1304200924.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião