sábado, 28 de março de 2009

Pequenas Iniciativas

No contexto atual, as crianças exercem um papel fundamental como termômetro e esperança de um futuro melhor. Elas estão cada vez mais inteligentes, rápidas e multifuncionais: jogam videogame ouvindo musica, fazem lição mandando SMS e etc...
É impressionante a energia, a vontade de aprender e curiosidade despertos nesses pequenos seres.

A infância é a melhor idade para iniciação, principalmente quando se refere à educação. Uma criança que cresce gostando de matemática, dificilmente deixará de gostar algum dia. Aquela que aprende um instrumento no pré-primário, provavelmente, levará esse aprendizado para vida inteira. E a criança que freqüenta uma biblioteca e que a enxerga como uma casa do saber, será sempre seu fiel usuário.

São poucas as iniciativas criadas pelas bibliotecas para atender este público, principalmente o aluno da rede pública. Conta-se nos dedos as crianças, futuros adolescentes, que leem, ou se interessam por qualquer tipo de leitura. Muitas vezes, a falta de iniciativa e de aproximação, acaba afastando-o de um mundo, nunca antes visto, que nunca será conhecido.

Sempre gosto de citar o belo projeto da Biblioteca Monteiro Lobato [http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/monteiro_lobato/index.php?p=9] , que tem uma estrutura ímpar, totalmente voltada à criança: com muito espaço, decoração, e atividades plurais, como: teatro, música, entre outros.

Outro exemplo fenomenal, é o programa "Bibliotecário por um dia" da Biblioteca de Turón na Espanha, que coloca os pequeninos para atender, como se fossem bibliotecários. Aliás, essa iniciativa além de ser enriquecedora para criança, é uma forma de divulgação do profissional bibliotecário.

Mas ainda há tempo, existem diversos programas no Brasil e no mundo, iniciativas valorosas com pouca divulgação. Nunca é tarde para inovar, pesquisar e, se possível, copiar aquilo que é enriquecedor para o futuro da nação.

http://www.youtube.com/watch?v=YfRbI_djESM
http://www.youtube.com/watch?v=CTe01g1YWy4

(Bibliotecário por um dia)

3 comentários:

  1. Concordo em número, gênero e grau! Pequenas iniciativas podem transformar grandes pensamentos paradigmáticos. Ótima reflexão sobre as crianças, universo que particularmente eu adoro (calma, não sou pedófilo).

    www.ofgam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, e o comentario do Felipe é muito oportuno

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião